Estudos para Pequenos Grupos

Lição 2 – Unidade da Igreja com Cristo

(Santificação – Capacitação -Crescimento)

Texto: João 17:21-23
“a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”.


UNIDADE COMO VIDA PARTILHADA EM CRISTO

A unidade da igreja com Cristo não é institucional ou organizacional, mas vida partilhada em Cristo. Visto que o objetivo de Cristo era criar em si mesmo, dos judeus e não judeus, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliando com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz.

Essa oração de Jesus foi respondida quando o Espírito Santo batizou todos os que experimentaram o novo nascimento no corpo de Cristo (1Co.12:13). “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito”.

Percebe-se uma diversidade na unidade, quando afirma que todos nós em um só Corpo fomos batizados em um único Espírito. Esta unidade é relacional: “para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”. Nesta unidade a diversidade no Corpo apenas a fortalece, visto que cada um contribui com sua singularidade.

É importante entendermos, também, a existência de dois tipos de unidade, na carta aos efésios. Na lição passada vimos que em (Ef.4:3), Paulo fala da “unidade do Espírito no vínculo da paz”. Esta é a unidade do afeto, da confiança, do amor, onde o apóstolo nos adverte a nos esforçarmos para preservá-la.

No entanto, em (Ef. 2:15,16) Paulo fala da unidade da fé que ainda não é uma realidade para nós, mas é alcançada à medida que crescemos para a maturidade em Cristo.


APERFEIÇOADOS NA UNIDADE

Jesus ora para que os crentes sejam “aperfeiçoados na unidade” (João 17:23), o que implica num processo de crescimento. Tal unidade começa com a crença e o pensamento correto sobre Jesus e Deus Pai, numa experiência de Novo Nascimento, seguida por frutos de arrependimento visíveis numa vida que demonstre o amor de Deus, produzindo unidade entre todos os crentes.

Portanto, a expressão “para que os crentes sejam aperfeiçoados na unidade” é muito parecida com a santificação: somos santificados em Cristo, isto é um fato (1 Co. 1:30; 6:11); no entanto, devemos crescer em santificação.  (2 Co. 7:1). “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”. Isto é um trabalho em andamento.

Este trabalho em andamento subsiste com base na certeza de havermos recebido o maior tesouro já disponível aos humanos: a vida eterna em Cristo Jesus, nosso salvador. (Jo.17:22)Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade.”  A glória de Cristo através do crente, embora seja um tesouro depositado em vaso de barro (2Co 3:18),  é o meio que dispomos para sermos aperfeiçoados na unidade, “para que o mundo creia que tu me enviaste”.

Quanto à capacitação, Paulo, Em (Ef. 4:13), depois de falar sobre o ministério de pastores e mestres que equipam os santos para a obra do ministério, Paulo acrescenta: “Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.”.

 Tudo o que Cristo realizou por nós na cruz é trazido para nós e aplicado a nós, pelo Espírito Santo, que trabalhou para nos unir como povo de Deus, e que em nós habita e nos capacita para servir a Cristo.  É na comunhão do Espírito Santo que a unidade da igreja, corpo de Cristo é garantida.


TÓPICOS PARA REFLEXÃO:

  1. Nesta comovente oração, Jesus roga ao Pai pela Igreja. Você intercede por sua CIBUC, Igreja, pastores e missionários?
  2. Como Jesus, você tem orado “não somente por estes, mas também por aqueles quepela tua palavra hão de crer”?
  3. Você entende a importância de se santificar por quem você intercede?Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17:19)

 

Pr. Belmiro Monroe
Capelão CIBUC

Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará

Av. Padre Antônio Tomás, 2083 – Aldeota – Fortaleza/CE – Brasil

cibucescritorio@gmail.com – 55 85 9.8982.5531


 

Servimos às Igrejas associadas, planejando, coordenando e administrando programas cooperativos de interesse dessas Igrejas e as auxiliamos na formação e edificação, com vistas à consecução de seus objetivos comuns pertinentes ao cumprimento de sua missão como comunidade local e como agência de evangelização do mundo.

©2022 Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará – Todos os Direitos Reservados
cibucescritorio@gmail.com | (85) 9.9985.3835