Estudos para Pequenos Grupos

Lição 1 – A Unidade Cristã – Noções Preliminares

Estamos inseridos num universo de milhares de denominações protestantes no mundo, somente entre os batistas existem dezenas de grupos diferentes, por isso faz-se necessária uma reflexão sobre o conceito de Unidade Cristã no âmbito da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC).


 

ORIGEM E MANUTENÇÃO DA UNIDADE CRISTÃ

A unidade que temos em Cristo, como igreja, não é uma construção humana, mas algo que já foi realizada, declarada e operada por nosso Senhor na cruz. A nós, corresponde imprimir certo grau de esforço para a manutenção desta unidade.

A unidade entre os crentes recebe grande importância na Bíblia. Pouco antes de ir para a cruz, Jesus orou para que todos os que O conhecem sejam um. (Jo.17:9,23) “Eu rogo por eles (…) para que eles sejam perfeitos em unidade”.

Jesus não está orando pelo mundo inteiro aqui (João 17:9). Ele não está orando pela unidade inter-religiosa entre todos os cristãos, muçulmanos, budistas e hindus, mas sua oração é especifica por aqueles que crêem Nele através da mensagem dos apóstolos, (Jo. 1:12-13), centrada na salvação através da fé na sua vida, morte substitutiva e ressurreição.

A oração de Jesus foi respondida na cruz.  Em (Ef. 2:14-22) Paulo enfatiza que Cristo removeu a barreira entre dois grupos diversos e os fez um. Por sua vez, (At. 2), dá visibilidade a isto quando no Dia de Pentecostes o Espírito Santo veio sobre todos os crentes, unindo-os no único corpo de Cristo, a igreja, onde “não há distinção, mas Cristo é tudo, e em todos”. (Cl. 3:11).

Quando nascemos de novo e nos tornamos filhos de Deus, participamos da natureza divina (Jo.1:12-13; 2 Pe 1:4) e somos desafiados (Ef.4:3) a nos esforçarmos para manutenção desta unidade, até que todos cheguemos à unidade da fé.


 

UMA UNIDADE AMEAÇADA

Sl. 133:1  “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

Por mais agradável que seja “quando os irmãos vivem em união”, a união não é uma virtude em si.

A unidade na Torre de Babel (Gn 11:1-9), ou entre Herodes e Pilatos (Lc 23:12), nos mostra que a unidade é um veículo usado para propósitos bons ou maus.

A unidade em si não é o objetivo, mas a unidade com a verdade de Cristo sim,  é o objetivo.

Buscar a unidade a todo custo, comprometendo ou minimizando o evangelho, desafia a natureza da unidade bíblica.

A unidade é ameaçada quando cristãos professos negam as doutrinas cardeais da fé e defendem as obras da carne o que é abominável aos olhos de Deus (Gl. 5:19-21).

A unidade é ameaçada quando cristãos professos seguem heresias e negam verdades essenciais, necessárias para a salvação. Todos os verdadeiros cristãos concordam com essas verdades: A inspiração e autoridade das Escrituras; a Trindade; a plena divindade e humanidade de Jesus Cristo; Sua morte substitutiva na cruz; Sua ressurreição corporal; Sua segunda vinda corporal; e, salvação pela graça somente pela fé, à parte das obras.

A unidade é ameaçada quando cristãos professos negam verdades importantes, embora não salvadoras, mas que afetam a forma do viver como cristãos, a maneira como entendemos Deus, o homem, a salvação, a vida cristã, etc. Crentes genuínos diferem nesses assuntos: profecia bíblica; Calvinismo vs. Arminianismo; pontos de vista do batismo; dons carismáticos; papéis de homens e mulheres na igreja e no lar; governo da igreja.


TÓPICOS PARA REFLEXÃO:

 

  1. Jesus roga ao Pai pela unidade e é respondido
  2. Unidade não é obra humana.
  3. Esforço humano para manutenção da unidade
  1. Unidade a todo custo (propósitos bons ou maus)
  2. Unidade é ameaçada.

 


ORAÇÃO: Orar por discernimento na luta pela unidade e amor com todos os que conhecem a Cristo, sem comprometermos o evangelho ou minimizarmos princípios bíblicos inegociáveis.

Pr. Belmiro Monroe
Capelão CIBUC

Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará

Av. Padre Antônio Tomás, 2083 – Aldeota – Fortaleza/CE – Brasil

cibucescritorio@gmail.com – 55 85 9.8982.5531


 

Servimos às Igrejas associadas, planejando, coordenando e administrando programas cooperativos de interesse dessas Igrejas e as auxiliamos na formação e edificação, com vistas à consecução de seus objetivos comuns pertinentes ao cumprimento de sua missão como comunidade local e como agência de evangelização do mundo.

©2022 Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará – Todos os Direitos Reservados
cibucescritorio@gmail.com | (85) 9.9985.3835